Por que Existem Plantas de Folhas Manchadas?



O que é uma planta variegada (Variegata)? Grande parte das pessoas ainda tem dúvidas relacionadas a esta pergunta, principalmente aquelas que não tem muita intimidade com o mundo das plantas.
Plantas variegadas ou variegatas são todas aquelas que possuem manchas em suas folhas, geralmente as mais comuns são as folhas verdes manchadas em suas extremidades de branco, creme e até outras cores. Estas variedades de plantas variegadas atualmente fazem muito sucesso nos jardins e na decoração de ambientes internos e externos.
No dicionário a palavra variegada significa "ocorrência numa planta de outras cores além do verde". Ou seja, aquelas espécies normalmente com folhas verde-escuras, que apresentam manchas irregulares verde-claro, creme ou em outra cor. A variegação pode ocorrer também nas pétalas das flores. Os Hibiscos e algumas orquídeas são bons exemplos disso, veja o caso da Laelia cinnabarina x Laelia tenebrosa da imagem acima. Suas flores possuem alaranjadas são variegadas em tons de cores mais claros.

Mas porque algumas plantas são variegadas (folhas manchadas)? A explicação é simples.
Trata-se de uma mutação genética produzida em laboratório ou que ocorreu durante um cruzamento natural entre plantas da mesma espécie, dando origem a outras, visualmente diferentes da planta-mãe.
Fenômeno que costuma ocorrer com certa raridade na Natureza.

Tantos os botânicos, os jardinistas e os consumidores sempre demonstraram grande interesse elas plantas com folhas ou flores variegadas. Sendo assim os botânicos desenvolveram em laboratório técnicas para acelerar a obtenção de novas variedades de plantas com folhas ou flores variegadas.
Por meio de pesquisas, descobriu-se que as formas variegadas tinham a ver com o aumento ou a diminuição de certos pigmentos existentes nas plantas. Esta variação na quantidade de pigmentos presentes nas plantas é que causava o surgimento natural das plantas variegadas na Natureza. 
Geralmente os pigmentos com esta variação de quantidade eram transmitidos quando se reproduzia as espécies por meio de estacas. Mas ao serem multiplicadas por meio de sementes, as variegações não ocorriam. 
Notou-se também que com certa frequência as plantas variegadas naturalmente, acabavam por voltar a ter suas cores originais. Ou seja, no meio da planta variegada naturalmente brotavam ramos ou flores com todas as características de uma planta comum.



Dieffenbachia amoena
Considerada a gigante entre as espécies, é bem rústica e não requer grandes cuidados, desde que plantadas em vasos grandes.
Originárias da Amazônia, as comigo-ninguém-pode costumam ser cultivadas em interiores, para espantar mau olhado. As folhas assemelham-se a remos e apresentam os mais variados desenhos. Plantas consideradas tóxicas, nem por isso menos decorativas.




Ficus elastica 'Decora variegata'
Diversas figueiras ornamentais de folhas variegadas foram conseguidas por cruzamentos ou melhoramentos genéticos. As vantagens ficam por conta da versatilidade, pois vão bem tanto a sol pleno como dentro de casa.
Conhecida como falsa-seringueira-variegada, a Ficus elastica 'Decora variegata' apresenta folhas grandes, em forma de lança, com invasões de verde-amarelado das bordas para o meio. Tem crescimento lento, atingindo no máximo, 8 metros de altura. Não apresenta raízes vigorosas, podendo ser cultivada em jardins internos sem maiores problemas.


Atualmente a quantidade de plantas variegadas em laboratório ou através de melhoramentos genéticos é enorme, o que faz com que os preços das plantas variegadas sejam os mesmos das plantas comuns. Outros melhoramentos genéticos foram além de colorir as folhas das plantas, elas criaram novas variedades de plantas, frutas, legumes, flores, etc... com novos tamanhos, cores, sabores, produtividade, resistência, etc.... que tem agradado muito os produtores e consumidores destas espécies.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.