Como Fazer um Hotel de Insetos




Todo jardinista ama seu jardim e por isso não mede esforços para atrair insetos benéficos para este ambiente. O que muita gente não sabe é que com a crescente urbanização, os espaços onde moravam grande parte dos insetos benéficos ao jardim, foram danificados e muitas vezes acabaram por exterminar diversas espécies benéficas, inclusive agentes polonizadores do jardim.
Muitas vezes os grandes polonizadores do seu jardim são exterminados pela falta de proteção, alimento e local para reprodução da espécie, levando a um desequilíbrio que fatalmente prejudicará o desenvolvimento espontâneo de seu jardim.
Proteger alguns insetos que vivem no seu jardim, além de criar um ambiente de vida, muitas vezes ainda assegura o equilíbrio biológico do local, sem ter que recorrer a produtos químicos para controle de eventuais pragas.
É possível atrair e assegurar a proliferação de insetos benéficos ao meio ambiente apenas com a simples atitude de construir um local apropriado para eles, os chamados hotéis de insetos.
Esta ideia é muito difundida no exterior e cada vez mais assimilada por jardinistas brasileiros que buscam um jardim cada vez mais natural.
Restos de madeiras, telas, pedras, troncos de árvores, telhas, placas, tijolos, manilhas, armações, plantas, musgos e outros tipos de materiais podem ser utilizados para construir estes tipos de abrigos para os insetos, evite plásticos e materiais artificiais. Quanto mais semelhante aos ambientes naturais, melhor será a aceitação de seu hotel para os amiguinhos do jardim. Existem diversos modelos prontos em sites de compras pela internet, o preço é considerável baixo.
No meu Blog Circulo do Verde mais dicas e ideias sobre como fazer um Hotel de Insetos.











Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.