Lobularia Maritima - Exuberante e Perfumada




A Lobularia Maritima é uma espécie anual pertencente a família botânica Brassicaceae que ficou conhecida popularmente por diversos nomes diferentes, entre eles os mais divulgados são: Álisso, Açafates-de-prata, Doce-álisso e Flor-de-mel.
A referência de doce álisso ou flor de mel se deve ao fato da Lobularia exalar um intenso perfume que lembra o mel.
Açafate - segundo o dicionário Aurélio é um cestinho de vime, sem arco e sem asas - faz alusão à forma arredondada que as inflorescências da planta apresentam. Já a palavra prata é devido a coloração das folhas quando jovens, que só se tornam esverdeadas com o passar do tempo. Isso acontece independente do lugar em que vive, sendo em todo o Brasil, na Europa e Mediterrâneo, de onde é natural, e em muitos outros cantos do mundo, um excelente recurso para a forração de canteiros, em especial os que tenham plantas de outras cores.
A Lobularia produz inflorescências com muitas flores pequenas que podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa, ideais para dar colorido e vida aos canteiros de jardins ou preencher vasos e floreiras com múltiplas flores, quando cultivada em vasos suspensos se deixa cair, oferecendo um efeito de cascata muito ornamental.
Quando cultivada em maciços e bordaduras no jardim, confere ar campestre e perfume adorável ao local. É provável que muitos conheçam a Lobularia, mesmo sem saber do nome, pela aparência, delicada e graciosa, que lembra um buquê de noivas arredondado. Suas minúsculas florzinhas são bastante duráveis e presas a caules tão delgados que chegam a esconder suas pequenas folhas.
Desenvolve-se bem à meia-sombra em lugares de clima quente e em sol pleno nos locais onde o clima é mais ameno, necessitando sempre de pelo menos 4 horas diárias de sol direto. Floresce mais intensamente durante a Primavera e Verão, mas é aconselhável a utilização de fertilizante NPK 05-10-05 mensalmente. Tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por meio de sementes.






Nome Científico: Lobularia maritima
Nomes Populares: Álisso, Açafates-de-prata, Doce-álisso, Flor-de-mel
Família: Brassicaceae
Ciclo de Vida: Anual
Origem: Europa, Mediterrâneo
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Porte: Até 20 cm de altura
Flores: Inflorescências com minúsculas flores, assemelhando-se a um buquê de noiva
Época Floração: Primavera, Verão
Regas: duas vezes por semana nos dias quentes e uma vez quando o tempo esfriar.
Altura: menos de 15 cm
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Adubação: Mensalmente com NPK 05-10-05
Propagação: Sementes


.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.