Stifftia chrysantha J.C. Mikan - Rabo de Cotia




Nome científico: Stifftia chrysantha J.C. Mikan
Nomes populares: Rabo-de-cotia, Chinchá-do-cerrado (RNC), Esponja-de-ouro, Flor-da-amizade, Pompom, Diadema
Família: Compositae (Asteraceae)
Ciclo de Vida: Perene
Origem: Brasil
Porte: até 8 mts.
Luminosidade: Sol Pleno
Folhas: Simples, alternas, glabras, lanceoladas, verde brilhantes
Flores: Hermafroditas com tons alaranjados.
Fruto: Aquênio e com maturação entre Setembro a Novembro
Frutificação: Setembro/Novembro
Podas: Limpeza e manutenção, logo após a florada
Clima: Quente e úmido
Regas: Regulares
Floração: Durante todo o ano, com maior intensidade entre Julho/Setembro
Multiplicação: Sementes







A Stifftia chrysantha J.C. Mikan é uma espécie de árvore perenifólia, higrófita, esciófita, pertencente a família botânica Compositae (Asteraceae) que ocorre desde o Estado da Bahia até Santa Catarina. Possui vários nomes populares, entre eles os mais conhecidos são: Rabo-de-cotia, Chinchá-do-cerrado (RNC), Esponja-de-ouro, Flor-da-amizade, Pompom e Diadema.
Espécie muito ornamental, que atinge até 8 mts. de altura, possui folhas simples, alternas, glabras, lanceoladas, verde brilhantes de 8-13 cm de comprimento por 3-5cm de largura.
Possui caule lenhoso, de madeira leve e mole, de baixa durabilidade, com caule de 15 a 25 cm de diâmetro. Seu fruto é aquênio, fruto simples, seco, indeiscente, pequeno e monospermo, com a semente presa à parede do pericarpo por um único ponto, a frutificação ocorre entre os meses de Setembro e Novembro. A inflorescência além do pompom tem flores em forma de tubos com tonalidades de laranja, é durável e muito apreciada por beija flores, abelhas,borboletas e morcegos. A floração ocorre durante todo o ano, com maior intensidade entre os meses de Julho a Setembro.
Quando cultivada no jardim torna-se ponto de destaque, principalmente pela ornamentação que suas flores proporcionam ao ambiente. Deve ser cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, ligeiramente úmido e sem encharcamentos.
A melhor época para se realizar a poda da Rabo de Cotia é após sua florada, quando ela terminar de dispersar as sementes.
Aprecia climas quentes e úmidos, multiplica-se por meio de sementes. A germinação ocorre entre 20 e 30 dias após o plantio.
Quando jovem, esta bela espécie deve ser adubada com NPK 10-10-10, quando adulta mudar para NPK com fórmula 4-14-8, que irá estimular floradas mais abundantes.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.